Phil Baldwin, gerente de vendas da Mark Andy, explica como a fabricante de impressoras tem encontrado soluções para o desafio da durabilidade em rótulos e etiquetas.

 

Para muitas pessoas, um rótulo é puramente um item decorativo usado em diversos locais para fornecer informações, desde prateleiras de supermercados até farmácias, logística e vários setores de frete. Frequentemente descrita como “humilde”, a etiqueta é o item de embalagem mais universal, então não é surpresa que entre seus muitos atributos esteja a capacidade de funcionar nas condições mais adversas.

Isso inclui todos os tipos de clima e toda a faixa de temperatura, desde congelamento a quente e árido, bem como a alta umidade dos climas equatorial. Além disso, os rótulos devem suportar abrasão e contato com água do mar, sangue, produtos químicos e muitos outros. Então, você ainda acha que eles são puramente decorativos?

Fundamental para rótulos resistentes é a exigência de substratos mais fortes e de gramatura mais alta do que os rótulos padrão. Se forem sensíveis à pressão, o adesivo precisará ser muito agressivo para lidar com temperaturas abaixo de zero ou além do ponto de ebulição. Além disso, a tinta deve ser resistente à luz e adequada para condições adversas, com boa aderência, resistência a fricção e arranhões.

Phil Baldwin, gerente de vendas para o Reino Unido, Irlanda e Escandinávia, descreveu o histórico do envolvimento da Mark Andy com o setor: “A empresa há muito tempo fornece tecnologia para este mercado e possui vasta experiência em aplicações desde etiquetas para tambores de óleo, pulseiras e etiquetas para árvores até cintas para carcaças de animais. Os cilindros refrigeradores da Mark Andy não apenas resfriam a banda, mas também permitem que ela seja aquecida, o que melhora o manuseio ao executar material adesivo agressivo. O transporte da banda de pré-tensão e os acionamentos de acoplamento Oldham também garantem que a impressora possa lidar com materiais especiais como Tyvek para pulseiras e inserções de vasos plásticos. Se necessário, também pode fornecer cabeças de cola quente spot inline, laminadoras para aplicar tiras de papel manteiga ou filmes protetores, insertadores RFID e muitas outras opções.”

Do lado dos consumíveis, as tintas digitais Mark Andy possuem alta resistência à luz e excelente aderência, resistência a riscos e fricção. A tinta usada na impressora híbrida Mark Andy Digital Series HD também é segura para autoclave e água fervente, testada para resistência a solventes de acordo com a ASTM 5402-06 (solventes, graxa, óleo, gorduras, álcool e sangue), aprovada no teste de fita adesiva ASTM 3359, possui 7-8 na escala de lã azul, atende a testes de fricção, arranhões e abrasão de acordo com o padrão da indústria ASTM 5264-98 e possui certificação UL 969 para aplicações de etiquetas duráveis.

 

 

Digital Series HD da Mark Andy: tinta usada nessa impressora híbrida é segura para autoclave e água fervente.

Mas há outras considerações que precisam ser levadas em conta porque rótulos resistentes geralmente requerem mais do que apenas tinta no substrato. Uma etiqueta RFID é um excelente exemplo disso, e embora a tecnologia não seja nova, o fabricante de impressoras americano afirma que está testemunhando níveis crescentes de automação em processos de produção em diversos mercados. Por exemplo, as lojas estão solicitando etiquetas com tags RFID para agilizar o processo de venda e fornecer dados para controlar toda a operação de varejo.

Falando pela empresa, o gerente de vendas europeu Lukasz Chruslinski explicou como a Mark Andy se envolveu com este setor: “Começamos com logística, companhias marítimas e farmácias, todas áreas com milhares de fatores diferentes e onde a precisão era o critério número um. Projetamos e construímos modelos Tamarak, que testamos em novas configurações de plataforma, e também podemos configurar máquinas especiais únicas com módulos RFID, estações de impressão flexográfica, unidades de inspeção e aplicadores de etiquetas, dependendo das necessidades específicas do cliente. Atualmente, as etiquetas RFID mais populares possuem apenas 1 ou 2 cores flexíveis, o que significa um design muito simples, mas no futuro veremos etiquetas coloridas com tags RFID.”

O setor de varejo oferece potencialmente enormes perspectivas de crescimento para RFID, como testemunhado pelo aumento significativo de consultas que a Mark Andy recebeu nos últimos dois anos. Com seu forte histórico tecnológico e vasta base de conhecimento, a empresa está bem-posicionada para capitalizar essa onda de demanda. “Em qualquer lugar onde a automação se torna parte estabelecida do fluxo de trabalho, há um caso para etiquetas RFID – elas oferecem melhor controle de estoque, rastreabilidade e são uma maneira ideal de prevenir a falsificação. Embora o custo inicial de instalação da tecnologia RFID possa parecer alto, seu retorno é rápido e contínuo”, concluiu ele.

 

Relevância inquestionável: etiquetas como combatentes do furto

Para dissipar qualquer dúvida sobre a importância das etiquetas resistentes, a situação econômica atual, com inflação em alta e custo de vida difícil de administrar, motivou grandes varejistas a tomarem medidas para proteger produtos premium contra furtos. Phil Baldwin comentou: “Uma rede de supermercados do Reino Unido passou a utilizar cintas de segurança em uma marca líder de manteiga. Essas cintas possuem etiquetas de segurança integradas para dissuadir o roubo e permitir o rastreamento do item. Este é um ótimo exemplo do uso de RFID em embalagens secundárias.”

Longe de serem “humildes”, as etiquetas de hoje são multifuncionais, possuem diversas aplicações e, acima de tudo, resistentes. Quando esses produtos autoadesivos/sensíveis à pressão foram desenvolvidos pela primeira vez, ninguém poderia prever como se tornariam parte integrante da vida cotidiana, do varejo à medicina, do frete à segurança. Definitivamente, muito mais do que apenas um rostinho bonito!

A adição de tags RFID é uma das várias opções de “recursos adicionais” oferecidas pelas impressoras Mark Andy, à medida que as etiquetas se tornam mais complexas e precisam ser duráveis.

Phil Baldwin é gerente de vendas da Mark Andy para o Reino Unido, Irlanda e Escandinávia.

Fonte: https://www.markandy.com/blog/more-than-just-a-pretty-face/

 

 

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