CEO Jason Desai comenta os 75 anos de sucesso da empresa e como enxerga o futuro do mercado para a Mark Andy

 

Para muitos nesta indústria, especialmente aqueles que conheceram a Mark Andy apenas no século XXI, o conceito de ser um negócio familiar pode parecer estranho. Mas, em um momento em que estamos celebrando o 75º aniversário da fundação, o fato de sermos uma empresa familiar longeva e de sucesso só nos dá satisfação.

Quando meu pai, PJ Desai, assumiu a empresa, a Mark Andy havia passado por uma sucessão de proprietários no mercado de grupos de investimento – alguns melhores do que outros. Mas o que ele viu foi uma empresa que precisava de uma abordagem mais pessoal e humana para a propriedade e gestão, e é isso que somos hoje.

Os valores familiares essenciais são o cerne do sucesso da Mark Andy – isso e o trabalho árduo realizado pela equipe de pessoas muito talentosas que temos na família da empresa. Se você conseguir que as pessoas certas comprem esses valores, então você terá sucesso, e no setor de impressão em estreita largura, que é um dos mais jovens e menores da indústria gráfica global, isso é vital se você quiser atender bem seus clientes.

 

Tecnologia em um mercado em mudança

Mas nenhuma empresa, por mais bem-sucedida que seja, pode se dar ao luxo de ficar parada. Nós fizemos nosso nome na impressão em flexografia de banda estreita e hoje temos mais de 8.000 impressoras instaladas em produção comercial diária em todo o mundo. E, com uma base de usuários tão grande e madura, continuaremos a desenvolver e inovar a tecnologia flexográfica no futuro.

Todos os mercados se desenvolvem à medida que a demanda muda, e a impressão em banda estreita não é exceção, é por isso que há cerca de sete anos, a pedido de nossos clientes, lançamos nosso programa de impressão digital para atender às necessidades que eles nos relataram, afim de satisfazer seus usuários finais. Hoje, temos a gama mais ampla de tecnologia digital disponível de qualquer fabricante de impressoras em banda estreita. Isso inclui a série de entrada altamente capaz com base em toner, a Digital Pro MAX, que é um substituto ideal para impressoras flexográficas mais antigas.

“Inatividade custa dinheiro, e muitas vezes são as pequenas coisas que causam os maiores problemas. ”

Jason Desai, CEO da Mark Andy

Na faixa intermediária, temos a recém-lançada linha Digital Series iQ, uma combinação de impressão inkjet/flexo desenvolvida em parceria com a Domino, cujo motor N600i está localizado entre estações de impressão flexo e opções de conversão em nossa plataforma popular Evolution Series.

No topo está a nossa própria linha Digital Series HD, desenvolvida internamente, baseada em nossa plataforma de impressão flexográfica Performance Series, e que oferece qualidade e flexibilidade incomparáveis para a produção de etiquetas a partir de um único fornecedor.

No geral, agora temos mais de 400 impressoras digitais operando em todo o mundo, o que nos torna líderes de mercado por uma grande margem de diferença, e cada tipo foi desenvolvido com base no feedback dos clientes – são eles que impulsionam o desenvolvimento de produtos e nossa P&D.

A propósito, não vemos o digital como o fim do jogo para a impressão em banda estreita e já estamos trabalhando no que chamamos de tecnologia de impressão “próxima onda” para nossos mercados.

 

A importância do suporte

No mercado altamente competitivo de hoje, é importante ser visto como mais do que apenas um fornecedor de tecnologia. É por isso que nos últimos anos temos investido no desenvolvimento do suporte em nosso negócio. A Mark Andy Print Products (também conhecida como MAPP) é nossa maneira de fornecer tudo o que nossos clientes precisam para ter sucesso em seu negócio de etiquetas, desde uma impressora até todos os consumíveis necessários, suporte técnico e um vasto estoque de peças de reposição que podem ser entregues em qualquer lugar, tão rapidamente quanto o serviço de entrega disponível – todos sabemos que o tempo de inatividade custa dinheiro, e muitas vezes são as pequenas coisas que causam os maiores problemas.

 

Atendendo ao mercado global

Sei que houve momentos em que a Mark Andy foi vista como muito centrada nos Estados Unidos, e gostaria de corrigir essa opinião. Somos uma empresa global, como mostra nossa base de usuários. Por exemplo, fomos rápidos em identificar o potencial de novos negócios na Europa Central e Oriental alguns anos atrás, então transferimos nossa sede continental da Suíça para a Polônia, mantendo nossa base no Reino Unido para os clientes da Europa Ocidental. A mudança tem se mostrado um enorme sucesso e temos visto nossa participação de mercado crescer exponencialmente nessa região nos últimos anos. Nosso sucesso lá foi construído com trabalho em equipe – recrutando e estabelecendo uma unidade forte de especialistas com excelente conhecimento local e habilidades linguísticas – e fazendo com que eles comprem a forma de trabalhar e apoiar os clientes da Mark Andy.

Acredito que até mesmo nossos concorrentes reconheceriam que temos a melhor equipe de suporte e serviço pós-venda no setor de impressão em banda estreita!

 

A próxima geração

Onde nós e a maioria da indústria temos um problema é a aparente falta de jovens talentosos ingressando em nosso negócio. Não se trata apenas da falta de operadores de impressão qualificados, é a aparente falta de conscientização nas escolas e faculdades sobre o que essa indústria tem a oferecer como carreira – e tem tudo possível, desde ciência e engenharia até vendas e marketing, contabilidade e direito. E é uma indústria que continuará a crescer globalmente por muitos anos.

Em resposta a essa situação, a Mark Andy tem participado há muito tempo de programas estudantis que combinam workshops educacionais com estágios para despertar o interesse entre os jovens – nós até instalamos impressoras para fins de treinamento em institutos educacionais. Muitos adultos não têm ideia do quão grande e diversificada é essa indústria, então como podemos esperar que os jovens saibam? Devemos ser capazes de motivar as pessoas se quisermos atrair mais pessoas para nossa indústria, e a responsabilidade é tanto dos fabricantes quanto dos conversores.

Jason Desai, CEO da Mark Andy

Jason Desai, CEO da Mark Andy

 

Como CEO, estou muito satisfeito com a posição da Mark Andy nesse aspecto e incentivo fortemente os outros a assumirem um papel mais ativo. Para onde vamos a partir daqui? Estou otimista quanto ao futuro da Mark Andy no mundo de amanhã? Absolutamente! No curto prazo, tenho certeza de que todos nós temos preocupações em relação ao atual cenário geopolítico e à forma como as alianças comerciais estão sendo questionadas e reformuladas. Aliado aos efeitos contínuos da pandemia global, o mundo dos negócios não é mais como era em 2019. Mas isso não é necessariamente algo ruim – todos os mercados evoluem, e as empresas aprendem a se adaptar à nova situação.

Na Mark Andy, todos os dias são um desafio – um desafio para fazer melhorias e aprimorar nossos produtos e serviços. Acredito que estamos exatamente no tamanho certo e temos a agilidade para responder à demanda em constante mudança em nosso setor – e temos os produtos e as pessoas para garantir o sucesso.

 

Mark Andy no Brasil

A PTC é representante exclusiva da Mark Andy no Brasil. Além da assistência técnica, a empresa oferece consultoria em desenvolvimento de negócios, experiência em aplicações e entrega para todas as peças e suprimentos.

Tem interesse nos equipamentos Mark Andy? Fale conosco e tenha todo o suporte necessário para adequá-lo em sua gráfica.

 

Maiores informações:
PTC Graphic Systems
Tel.: 55 (11) 2097-7290
www.ptcgs.com.br

 

FALE CONOSCO